A era dos Gurus novatos



Já se perguntou por que existem tantos Gurus aparecendo em profusão? É guru financeiro, digital, de vendas, de marketing, de imagem, amoroso, de carreira.... Tem gurus para tudo hoje. Sabe por quê? Alguns dirão que é por que a internet deu voz aos idiotas. Mas não é tão simples assim.


"A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento"

A razão para isso é um efeito psicológico chamado de efeito Dunning-Kruger, revelado pelos prêmio Nobel Justin Kruger e David Dunning. Esse efeito gera duas síndromes opostas e complementares. A primeira, conhecida como "síndrome da superioridade ilusória", faz com que indivíduos com pouco conhecimento acreditem saber tanto, ou mais, do que experts numa determinada área. E, embasados em uma competência fantasiosa, tendem a tomar decisões erradas, obtendo resultados indevidos e consolidando uma incapacidade de reconhecer seus próprios erros.

"Desconhecemos os limites de nossa incompetência, não a dos outros."

Oposto à isso, existe a "síndrome do impostor" onde experts reais, com a autoconfiança enfraquecida, subestimam a própria capacidade intelectual e técnica. E então, passam a sofrer de uma inferioridade ilusória e a acreditar que indivíduos tecnicamente inferiores são tão ou mais capazes do que eles.

"Se você é incompetente, você não consegue saber que é incompetente. As habilidades necessárias para dar uma resposta correta são exatamente as habilidades que você precisa ter para reconhecer uma resposta correta."

Mas por que isso acontece? Pessoas menos qualificadas não tem experiência suficiente, e critério, para saber o que estão fazendo de errado. Através de suas próprias experiências pregressas, constroem teorias baseadas no conhecimento teórico e em suas visões de mundo utópicas. Dessa forma, repletos de autoconfiança passam a impressão de que sua qualidade técnica se aplica ao mundo real, o que de fato, não acontece. Todos nós, com mais estrada, sabemos que a experiência empírica supera a teórica.


Resta à nós, com um pouco mais de critério, permanecermos atentos e vigilantes, mantendo o ceticismo estratégico e a capacidade de contestar com embasamento. E assim, sobrevivermos e nos protegermos dos falsos profetas infiltrados em todas as áreas do conhecimento humano. Alguns bens caros. Fique alerta!


#Cliente #atendimento #relacionamentocomocliente #promotores #Experiência #Costumerexperience #CX #ROI #BI #TesãoPorFazer #RomperPadrões #AquiEuPosso #FocoNoResultado #DonoDoNegócio #RápidoComoUmClick #Descomplica #GenteValorizada #conectarénossamissão #relacionamentocomocliente #relacionamento #CRM #RJ #endomarketing #marketingderelacionamento #CRM #escolhas #marketing #clientes #relação #paixão #status #sofisticação #agência #digital #projeção #psicologiadoconsumo #criação #rapport #funildevendas #conversão #experiência #consumo #vendas


Fontes: wikipedia/psiconlinews/elpais/pubmed/TEDed

---

Paulo Amendoeira é designer, palestrante, evangelista de marca e Chief Creative na Carambola. Leia outros artigos no rodapé dessa página.

19 visualizações

A Carambola Marketing de Relacionamento (R) é uma empresa integrante do Diferenciall.Group (TM) - Todos os direitos reservados (2015 - 2018)